10 de outubro de 2015

Causos de infância

De volta ao lado esquerdo... Quando tinha onze anos – antigamente, nos anos 2000 –, Sandra, a professora de português, me deu um presente: uma borracha com muitos lados. Ela não era pra apagar nenhum borrão que eu tivesse feito a lápis. Ela era especial! Me ajudaria a “escrever do jeito certo”, porque até então eu colocava o lápis – ou qualquer outro objeto que tinha como fim manchar de tinta o papel – entre os dedos indicador e médio, sempre amparados pelo polegar, vulgo dedão.
A borracha corretora era colocada próxima a ponta do lápis e meus dedos ficavam “certinhos”, o dedão e o indicador seguravam o instrumento e o médio apoiava a pontinha. E foi aí que eu aprendi a escrever!
Esse episódio nunca saiu da minha cabeça – e olha que se passaram 15 anos! – “escrever do jeito certo”... Hoje me pus a pensar se a professora queria me ajudar por saber que essa forma de correção motora, comprovada cientificamente, era um jeito totalmente mais cômodo de lidar com o lápis ou se era só mais uma dentre tantas medidas autoritárias e corretoras que somos impostos sutilmente quando no ambiente escolar e no âmbito da arte de educar.
Não proponho conclusão, mas me lembro de que ela era meio ditadora na sala de aula, esse era seu perfil. Entretanto, escrevo.

São Paulo, 24 de maio de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário